16/03/2022

Do sistema (III)

Primeiro, os factos: o lobbying ucraniano nos EUA em 2021 produziu mais de 10 000 contactos com políticos, jornais, think-thanks e diplomatas, entre outros. Gastou mais de 2 milhões de dólares para tentar bloquear o Nord Stream 2, através de políticos, e a propor uma abordagem mais agressiva com a Rússia, através de think-thanks e inclusive o ex-embaixador dos EUA na Ucrânia.

Não foi pressão para pacificar a situação, para uma resolução diplomática do conflito. Foi para a tornar mais hostil.

Ao mesmo tempo, a Rússia gastou 34 milhões, maioritariamente em propaganda. A indústria do armamento gastou 117 milhões de dólares. Todos estes dados são públicos. Mais detalhes nos comentários, para não deixar esta publicação muito grande.

Agora, a minha opinião: a guerra não serve nem os russos nem os ucranianos e não há bons e maus: há pessoas a morrer. A Rússia não sai beneficiada com a asfixação da sua economia a provocar graves problemas sociais, entre outros, e a Ucrânia conta com um triste e lamentável rasto de perda de vidas humanas e destruição.

Entretanto, o Nord Stream 2 foi parado, a indústria do armamento ganha biliões com a corrida armamentista. Entre outras coisas.
A Cimeira das Lajes, que provocou a invasão do Iraque e onde terão morrido mais de 500 000 pessoas começou há exactos 19 anos. As vozes cautelosas da altura tinham razão. Sabemos hoje coisas que não sabíamos na altura que desvirtuavam a verdade dos belicistas. Algo que me diz que daqui a uns anos as vozes cautelosas de hoje também terão razão.
E as vozes cautelosas só não querem nem ucranianos nem russos a morrer, nem ninguém a ganhar dinheiro com isso.

Sem comentários:

Enviar um comentário